top of page

BRANDING E LUXO: GRIFES REAFIRMA SEU LIFESTYLE ATRAVÉS DO CAFÉ

  • Foto do escritor: REDAÇÃO
    REDAÇÃO
  • 16 de out.
  • 2 min de leitura

O mercado de luxo está passando por uma transformação profunda. Não basta mais apenas vender um produto exclusivo, é preciso criar experiência


Foto do prato de um doce da cafeteria Prada Caffé
Prada Caffè no Reino Unido

Com o intuito de atrair a nova geração – Geração Z e Geração Alpha – as marcas de luxo estão apostando em experiências que vão além das araras de roupas de suas lojas. Elas entenderam que essa geração valoriza mais a experiência do que a posse. O estilo e DNA das marcas de luxo são vistas através de seu código e elas emergem em seu branding para criar uma experiência única aos seus clientes através do marketing sensorial, criando assim, as cafeterias. Espalhadas no mundo todo mundo, esses cafés são verdadeiro oásis para seus consumidores, pois desde aqueles que não possuem poder aquisitivo para comprar bolsas ou sapatos dessas grifes conseguem usufruir dessa experiência e estilo de vida da marca, criando pertencimento.


NÃO BASTA VENDER PRODUTO, TEM QUE VENDER ESTILO DE VIDA E CRIAR PERTENCIMENTO


Para as marcas, esses espaços gastronômicos são muito mais do que uma fonte de receita adicional; são verdadeiras extensões da sua identidade. Cada detalhe é meticulosamente planejado para refletir os valores da grife, seja no design da loja, com louças e apresentações dos pratos e café, até na ideia instagramável do espaço, pois  esses cafés incentivam o cliente a compartilhar a experiência nas redes sociais. Essa publicidade orgânica e espontânea é inestimável, gerando alcance massivo e fortalecendo o branding das grifes.


Desejo e status, esses são os atributos que a marca cria, pois gera conexão com o público mais jovem, especialmente a geração Z, que valoriza experiências únicas. E com isso transforma clientes em embaixadores, pois quem compartilha, confia. E compartilhar é a nova propaganda. Como um cliente se sente quando se consome uma marca, porque isso é o que fideliza, é o que transforma cliente em fã da marca.


Marcas como Gucci, Louis Vuitton, Ralph Lauren, Tiffany & Co. e Dior já construíram essa relação de estilo de vida com os admiradores delas. Essas cafeterias reforçam o valor simbólico da marca e se consolidam como uma das estratégias de branding mais poderosas da atualidade.


Esse modelo de marketing sensorial reforça como as marcas de modo geral devem fazer para construírem relacionamentos a longo prazo com seus clientes.

O investimento em cafés e restaurantes não é uma moda passageira, mas sim uma evolução estratégica. Ele demonstra que o futuro do luxo reside na capacidade de envolver, encantar e criar experiências que, assim como as peças de alta-costura, sejam atemporais e memoráveis.

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RELACIONADAS

PUBLICIDADE

BANNER-VHHAUS-AGENCIA-300X585 copiar.gif
bottom of page