PORQUÊ O LIVRO MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBA VIRALIZOU NOS ESTADOS UNIDOS?
- REDAÇÃO
- 24 de mai. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 27 de mai. de 2024
O clássico "Memórias Póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis, conquista leitores na Amazon em sua versão em inglês, com destaque para a relevância dos temas abordados na obra

Recentemente, uma influenciadora de livros (booktoker) americana chamada Courtney Henning viralizou no TikTok ao compartilhar seu entusiasmo com o livro "Memórias Póstumas de Brás Cubas" de Machado de Assis (1839-1908). Ela está realizando um projeto de ler um livro de cada país do mundo em ordem alfabética, e a obra de Machado de Assis a surpreendeu positivamente.
O vídeo de Courtney elogiando o livro despertou a curiosidade de seus seguidores e de outras pessoas nas redes sociais, levando a um aumento no interesse pela obra de Machado de Assis nos Estados Unidos. A repercussão do vídeo também gerou matérias em diversos veículos de comunicação, amplificando ainda mais o alcance da história.
Em vídeo divulgado pela Companhia das Letras e Editora Zahar, a tradutora do livro para o inglês, Flora Thomson-DeVeaux ressalta a ironia da obra continuar sendo um reflexo da sociedade atual, apesar do sarcasmo afiado do narrador em relação ao leitor. "A atualidade de Brás Cubas é quase inexplicável, pois ele nunca deixa de ser relevante. Talvez fosse um bom sinal para a nossa sociedade se ele deixasse de ser atual, já que sua crítica mordaz continua a nos atingir", reflete Flora.
Os dois vídeos sobre "Memórias Póstumas" publicados por Courtney Henning no TikTok já ultrapassaram a marca de 800 mil visualizações. No X (antigo Twitter), um post compartilhado por um brasileiro com o vídeo da influenciadora atingiu mais de 90 mil curtidas e está entre os mais vendidos na Amazon americana.