top of page

7 TENDÊNCIAS CRIATIVAS QUE VOCÊ PRECISA CONHECER EM 2023

  • Foto do escritor: REDAÇÃO
    REDAÇÃO
  • 13 de jan. de 2023
  • 6 min de leitura

Atualizado: 21 de mai. de 2024


ree

Revelamos os destaques da Depositphotos Creative Trends 2023, que identifica sete tendências principais que influenciam os criadores de conteúdo em todo o mundo


Seja você um artista, designer, fotógrafo ou YouTuber, é vital estar ciente das últimas tendências criativas. Isso não significa que você tenha que copiá-los servilmente, é claro. Mas você precisa saber o que está acontecendo em geral, para que seu conteúdo não comece a parecer desatualizado, fora de sintonia ou mesmo inapropriado para seu público de maneiras que você pode não ter previsto.


Em um mundo caótico e em rápida mudança, no entanto, as tendências criativas estão mudando mais rápido do que nunca. Então, como você acompanha? É aí que entra a Depositphotos. Como uma plataforma de conteúdo internacional, eles têm uma visão panorâmica das últimas tendências globais. E isso faz com que suas previsões anuais de tendências sejam uma leitura inestimável para criadores de conteúdo em todos os lugares.


É preciso muito trabalho para compilar este relatório, explica Maria Sibirtseva, líder da equipe de conteúdo da Depositphotos. "Caçamos tendências o ano todo", diz ela. "Começamos com pesquisas, falamos com a comunidade criativa global, extraímos dados de nossa biblioteca de 250 milhões de arquivos e analisamos estatísticas. Também colaboramos com profissionais da indústria que compartilham sua opinião especializada e conselhos sobre quais ideias, estética e movimentos serão dominar a comunicação criativa no próximo ano."


Tudo isso torna a previsão anual da Depositphotos uma leitura obrigatória, repleta de novos estilos, temas e ideias que os criadores de conteúdo precisam conhecer. Resumimos os destaques do relatório de 2023 abaixo e você pode ler o relatório completo aqui.


COMEÇAMOS COM PESQUISAS, FALAMOS COM A COMUNIDADE CRIATIVA GLOBAL, EXTRAÍMOS DADOS DE NOSSA BIBLIOTECA DE 250 MILHÕES DE ARQUIVOS E ANALISAMOS ESTATÍSTICAS.

Vale a pena conferir este último, pois contém exemplos do mundo real de cada tendência em ação, com coleções de vídeo e áudio refletindo a ampla variedade de tipos de conteúdo que o Depositphotos tem a oferecer. Você também encontrará opiniões de especialistas sobre cada tendência da artista Taysa Jorge, da designer Núria Vila, da estilista e criadora de conteúdo Thalia Castro-Vega, dos estúdios de design Nohlab e Monga D, do fotógrafo Alexander Ladanivskyy e de Nicola Palmarini, diretora do Centro Nacional de Inovação do Reino Unido para Envelhecimento. Enquanto isso, aqui está nosso resumo das sete tendências do relatório de 2023.


ree

1. EMOÇÃO DE ANIME


O anime japonês há muito tempo tem um pequeno e apaixonado número de seguidores nas profissões criativas. Mas o relatório da Depositphotos prevê que isso se tornará cada vez mais popular nos próximos 12 meses.


Isso se deve em parte à nostalgia do início dos anos 2000, quando fenômenos exóticos como Pokémon explodiram no Ocidente. Mas também foi desencadeado pela crescente globalização dos serviços de streaming, por meio dos quais o público europeu e americano pode acessar conteúdo asiático anteriormente difícil de encontrar com o toque de um botão.


O relatório aponta para o uso da estética do anime por grandes marcas como Adidas e Acura como um sinal do que está por vir – até porque a mensagem de positividade que permeia o anime é muito necessária no mundo de hoje.


E incentiva os criadores de conteúdo em todos os lugares a se inspirarem no anime para aumentar suas habilidades criativas em 2023: "aprenda a inventar personagens hiperbólicos, pense em elementos simbólicos para incluir em histórias, faça sessões de fotos de anime ou experimente figurinos, desenhados ou estilizados. Com todas as possibilidades que a estética anime oferece, espera-se que este ano seja cheio de projetos dinâmicos, artísticos e que chamem a atenção."


ree

2. DE VOLTA À NATUREZA


Com as restrições de viagens da Covid agora praticamente uma coisa do passado, 2023 parece ser o ano em que as viagens retornarão em grande estilo. E o relatório da Depositphotos prevê que isso terá uma grande influência na criação de conteúdo em geral. No entanto, isso não significa que as coisas simplesmente voltarão a ser como eram em 2019.


No momento, a perspectiva global em relação às viagens está mudando para experiências mais responsáveis, sustentáveis ​​e significativas. “Isso se refletiu nas cores da Gorpcore, no entusiasmo geral pelo ar livre e na decisão de Yvon Chouinard de doar a Patagônia para combater a crise climática”, observa. [Para os não iniciados, Gorpcore descreve a convergência de rótulos ao ar livre e estilo metropolitano e deriva da frase 'boas e velhas passas e amendoins'.


Consequentemente, o relatório prevê que 2023 verá "mais iniciativas ecológicas e de reflorestamento, um uso mais amplo de técnicas visuais que apresentam cores inspiradas na natureza, bem como caminhadas e estética de acampamento; tudo isso reforçado por mensagens que nos incitam a agir hoje."



ree

3. UMA ERA MARAVILHOSA


Apesar de todos os problemas que o mundo enfrenta, permanece o fato de que a humanidade em geral está prosperando e as pessoas estão vivendo mais, não apenas no Ocidente, mas em todo o globo. Isso significa que uma em cada seis pessoas no mundo terá 60 anos ou mais até 2030. E isso significa que uma profissão criativa que tradicionalmente concentra a maior parte de sua atenção nos jovens está começando a reorientar sua abordagem.


Parte disso foi uma mudança para usar mais pessoas mais velhas em campanhas de ilustração, fotografia e vídeo. Mas o relatório da Depositphotos adverte que isso deve ser feito com cuidado, para não alienar o próprio público que está tentando atrair.


"Os recursos visuais devem ir além dos conceitos atarracados de idosos alegres sorrindo para a câmera ou brincando com os netos", explica. "As imagens autênticas mostrarão várias atividades nas quais os boomers ou os primeiros membros da Geração X dão festas, saem com amigos, se divertem, experimentam suas aparências e iniciam novas carreiras. Dessa forma, marcas e criadores de conteúdo também podem se tornar mais identificáveis ​​e leais a gerações mais velhas".



ree

4. MUNDO ÉTERO


O mundo da década de 2020 foi tudo menos previsível e, no início de 2023, enfrentamos um futuro mais incerto do que nunca. Portanto, o escapismo é cada vez mais bem-vindo, e não é de admirar que as abordagens etéreas, experimentais e surreais da arte, da fotografia e do cinema estejam se tornando cada vez mais populares.


O relatório Depositphotos prevê que essa mudança se intensificará ainda mais ao longo de 2023. "Inspirando-se no realismo mágico do século 20, os criadores de conteúdo recorrerão a efeitos nebulosos e borrados, sombras profundas e composições atraentes em seus trabalhos", afirma. "A edição experimental ou criativa e o pós-processamento estarão presentes em fotografias e vídeos com mais frequência; tudo para ajudar os espectadores a se perderem na estética onírica e questionarem: 'O que vejo é real?'"


É importante, claro, não enlouquecer: o público reagirá fortemente contra qualquer coisa percebida como auto-indulgente. Mas, em geral, o mundo está pronto para um trabalho um pouco mais imaginativo, então corra e divirta-se!



ree

5. DE OLHO NA SUSTENTABILIDADE


Com a preocupação com o aumento das mudanças climáticas, houve uma grande mudança na década de 2020, de falar do problema da boca para fora para tomar medidas práticas e eficazes. Não podemos mais terceirizar a sustentabilidade, nem para governos nem para o mercado; todos nós temos nosso papel a desempenhar, e isso inclui a profissão criativa.


O relatório reconhece como isso já está, até certo ponto, acontecendo. "Para fazer a diferença, marcas e criadores de conteúdo introduzem ideias ecológicas e de impacto zero em todos os processos. Muitas vezes, eles se inspiram na natureza e colaboram com engenheiros ou cientistas para desenvolver soluções mais eficazes e atraentes."


A estética também reflete cada vez mais isso, com "cores monocromáticas profundas, fontes clássicas ou condensadas e texturas minimalistas", destacando os esforços que os criativos estão fazendo. Mas eles devem ser a cereja do bolo, é claro, não o bolo em si; hoje em dia, ninguém quer ser acusado de 'greenwashing'.



ree

6. ATUALIZAÇÃO DE BEM-ESTAR


Um dos desenvolvimentos mais bem-vindos da década atual é que a sociedade está cada vez mais focada na saúde física e mental. E a indústria do bem-estar se expandiu enormemente como resultado, do autocuidado digital ao 'calmtainment', como a série animada da Netflix, Headspace Guide to Meditation.


Isso agora se encaixa com o surgimento dos headsets VR, AR e XR, que fornecem um ambiente mais imersivo, permitindo que esse conteúdo se conecte em um nível mais profundo e pessoal. Consequentemente, o relatório da Depositphotos prevê que a indústria do bem-estar avance mais um nível nos próximos 12 meses.


“Para se conectar melhor com o público em 2023, as marcas incluirão experiências de bem-estar com AR e VR em suas atividades de marketing”, explica. “O uso de gráficos em movimento dinâmicos, abstratos e 3D com efeitos sonoros e aromas temáticos facilitará a separação do mundo físico, além de ajudar a acelerar resultados positivos para consumidores e marcas”.



ree

7. UMA EXPLOSÃO DE ALEGRIA


Estamos todos procurando um motivo para sorrir agora. Portanto, tem havido muita atenção em como aumentar nossos níveis de dopamina: a substância química do cérebro associada à motivação e ao prazer. Todos nós sabemos que um bom sono, uma dieta equilibrada e atividade física são os principais pilares. Mas como podemos levar as coisas adiante além disso?


Como explica o relatório da Depositphotos, coisas simples como usar roupas que fazem você se sentir bem ou mudar sua rotina diária para que seja mais divertido podem fazer uma grande diferença no humor. "Assim, os movimentos 'romantize sua vida' e 'vestir dopamina' [surgiram], abrindo caminho para uma nova tendência que decolará nos próximos meses."


E não é difícil ver como os criadores de conteúdo podem seguir esse exemplo. Consequentemente, o relatório prevê que "a estética maximalista, eclética e às vezes muito chamativa irá de igual para igual com imagens minimalistas e limpas. — tudo para alegrar e encantar com os detalhes."


Texto publicado originalmente no CreativeBoom.


PUBLICIDADE

MATÉRIAS RELACIONADAS

PUBLICIDADE

BANNER-VHHAUS-AGENCIA-300X585 copiar.gif
bottom of page