MUSEU NACIONAL DA REPÚBLICA CELEBRA A ARTE DO PLANALTO COM GRANDE EXPOSIÇÃO
- REDAÇÃO
- 25 de set. de 2024
- 2 min de leitura
A mostra aborda o surgimento de Brasília como uma obra de arte coletiva e reúne mais de 200 obras de 100 artistas

O Museu Nacional da República inaugura hoje a exposição "Brasília, a arte do planalto", uma homenagem à efervescente cena artística da capital e das cidades-satélites. Com curadoria de Paulo Herkenhoff e Sara Seilert, a mostra reúne mais de 200 obras de 100 artistas, traçando um arco histórico desde a criação da cidade até os dias de hoje.
A exposição vai além da arquitetura icônica de Brasília, revelando a intensidade e a diversidade da produção artística local. "Brasília não se reduz à sua esfera política. Essa mostra é uma festa do olhar, revelando uma capital ampla e surpreendente", afirma Herkenhoff.
Obras de artistas consagrados e contemporâneos dialogam com documentos históricos, como o diploma de candango e o croqui do plano piloto de Lúcio Costa. A exposição também presta homenagem à escritora Vera Brant, pioneira na capital e figura central na construção das relações sociais da cidade.
EXPOSIÇÃO
A exibição conta com documentos históricos, como o diploma de candango – conferido aos operários que levantaram a nova cidade por Juscelino Kubitschek, presidente do Brasil de 1955 a 1961, responsável pela construção de Brasília e a transferência do poder do Rio de Janeiro para o planalto central; o croqui do plano piloto assinado por Lúcio Costa; e o manuscrito de Oscar Niemeyer sobre o monumento JK.

A mostra representa, segundo os curadores, “a diversidade da arte contemporânea do Distrito Federal”, assim como o seu processo histórico e espontâneo. Ao visitar a mostra, o público é convidado a compreender a região geográfica em toda a sua potência criativa.
SERVIÇO
Exposição Brasília, a arte do planalto Local: Museu Nacional da República, Brasília, Setor Cultural Sul, Lote 2. Próximo à Rodoviária do Plano Piloto | Brasília – DF Data e horário: Terça-feira a Domingo, das 9h às 18h30 Entrada gratuita Em cartaz até 24 de novembro de 2024